Cidadeverde.com

IPTU terá reajuste de 6,58%, mas desconto da cota única chega a 7%

O IPTU de Teresina terá reajuste linear de 6,58% neste ano. A cota única ou a primeira parcela devem ser pagas até o dia 31 de março. O desconto para pagamentos em cotas únicas é de 7%, mas, para conseguir a redução do valor, é preciso estar adimplente com o IPTU até dia 31 de dezembro de 2016. 

Em outras palavras, se ainda há débitos relacionados ao IPTU de anos anteriores - ou se a dívida foi paga somente ente ano - o contribuite terá que pagar o valor integral, mesmo que quite o IPTU 2017 em cota única. No caso de quem precisar dividir o valor, o parcelamento é feito em seis vezes. 

Isentos

Até o ano passado, todas as isenções precisavam ser solicitadas e tinham validade de um ano. Agora, a regra é que a isenção tem que ser solicitada no ano anterior, mas a validade é por três anos. A intenção da prefeitura é reduzir o volume de processos e a burocracia. 

Há somente duas exceções: no caso de prédios de estacionamentos Centro de Teresina, cuja isenção é de 10 anos e no caso de imóveis com valor de até R$ 45 mil - que hoje são 92 mil unidades na cidade.

Boleto disponível na internet

Além de enviar os boletos para as residências, a prefeitura vai disponibilizar em seu site (LINK) o boleto virtual. Além disso, o contribuinte poderá se dirigir às centrais de atendimento para pedir a emissão.