Cidadeverde.com

Bancos lançam linhas de crédito para antecipar FGTS

Os bancos estão preparando uma proposta de crédito para atrair os trabalhadores que terão direito a sacar recursos das contas inativas do FGTS. A liberação dos valores começam no próximo mês e deve incrementar a economia em R$ 30 bilhões. De olho nisso, as instituições financeiras estão lançando linhas de crédito para antecipar os valores aos clientes e estratégias para novos investimentos com esses volumes.

O primeiro foi o Santander. O Banco do Brasil também já confirmou a criação de "ações específicas" para captar recursos das contas inativas. "O BB, com sua base de 63 milhões de clientes, vai ter parte disso, seja para quitação de dívidas, seja para investimento dos recursos. Já estamos preparados para abordar estes clientes", declarou o presidente, Paulo Caffarelli.

Os bancos também trabalham com a expectativa de redução dos índices de inadimplência este ano. As instituições, como já é de costume todos os anos, também estão lançando linhas para antecipar a restituição do Imposto de Renda e do 13º Salário. A Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), entretanto, alerta sobre a ilegalidade do bloqueio de recursos do FGTS para pagamento de dívidas pelos bancos.