Cidadeverde.com

Teresina: Prédios de estacionamento no Centro são isentos do IPTU

Para melhorar o trânsito no Centro de Teresina, a prefeitura incluiu no Código Tributário uma nova isenção - os proprietários de estacionamentos com, no mínimo, três pavimentos e 100 vagas de garagem não precisarão pagar o IPTU por 10 anos.

A regra, no entanto, não vale para casos em que o estacionamento está associado a algum estabelecimento comercial, ou seja, se pertencer à uma loja não será isento. A mudança não alcança os prédios de estacionamento localizados em outras zonas da cidade, como a zona Leste, onde já existem edificações deste modelo. 

A medida, além de tentar amenizar um problema crônico da falta de vagas no Centro - o que acaba provocando estacionamentos irregulares e, consequentemente, engarrafamentos - também visa diminuir o valor cobrado nos estacionamentos irregulares, que atualmente passa de R$ 5 por hora em alguns pontos do Centro. 

O Código também isenta do IPTU imóveis que são cedidos gratuitamente ao uso da prefeitura e os imóveis ocupados por associações de bairros e serviços comunitários. As informações são do coordenador de arrecadação da PMT, Alexandre Castelo Branco.