Cidadeverde.com

Como era esperado, Copom corta taxa de juros mais uma vez

Como já era esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortou em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros. A Selic agora está em 12,25% - o menor valor desde janeiro de 2015. Este é o quarto corte consecutivo desde outubro de 2016. 

A Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito. A queda da inflação e a baixa atividade econômica são apontadas como o principal fator para a decisão, que foi unânime. A decisão de hoje iguala as apostas dos analistas de mercado ouvidos pelo Boletim Focus desta semana.

Apesar do ritmo de atividade estar abaixo do previsto, o Copom afirma que é esperada uma recuperação econômica ainda para este ano, com estabilidade prevista a curto prazo. “O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom mostra alguns sinais mistos, mas compatíveis com estabilização da economia no curto prazo”, diz o texto.