Cidadeverde.com

Vice-presidente da AIP defende reforma tributária para melhorar economia

Em entrevista à Rádio Cidade Verde, o vice-presidente da Associação Industrial Piauiense, Gilberto Pedrosa, afirmou que as expectativas para a recuperação da economia são boas, mas é preciso iniciar uma reforma tributária urgente e um processo de desburocratização. 

"Os números mostram que existe um ponto de flexão na curva de recessão. Atingimos o fundo do poço e agora já podemos pensar em investir na atividade produtiva, mas o empresariado espera uma reforma tributária, que diminua a carga sobre o segmento produtivo. A reforma está na pauta há vários anos e nunca saiu do papel", afirmou. 

Gilberto disse que um processo de desburocratização poderia ser iniciado mais rapidamente, já que não criaria problemas ou conflitos em nenhuma área ou entre Estados. "O ambiente de negócios é muito hostil", frisou.

Apesar do ânimo do corte dos juros, das alterações no Minha Casa Minha Vida e da liberação do FGTS, Gilberto avalia que não os empregos não devem voltar a crescer imediatamente. "Enquanto a taxa de juros e a inflação não caírem para um dígito não se poderá recuperar os empregos. Temos a boa expectativa de que o governo vai cumprir a meda da inflação [4,5%] neste ano. Quando tivermos juros compatíveis com a atividade, vamos voltar a empregar", afirmou.