Cidadeverde.com

Malha fina cruzará informações de médicos e dados do eSocial

O prazo para a declaração do Imposto de Renda começa nesta quinta-feira (2) e vai até o dia 28 de abril. Na semana passada, a Receita Federal liberou o download do programa gerador do IR 2017 e começou a divulgar com mais ênfase as mudanças para este ano. 

Uma delas é que a malha fina começará a cruzar, já em 2017, as informações prestadas pelos contribuintes com aquelas fornecidas por médicos. O Fisco já solicitava, desde 2016, que os profissionais de saúde que atuam como autônomos informassem, na declaração, o CPF dos pacientes, mas os dados não estavam sendo cruzados ainda.

A Receita acrescentou que os dados do eSocial também serão usados para cruzar dados relacionados às despesas dos contribuites com empregados domésticos. Os contribuintes devem ficar em alerta, porém, para o fato de que o valor pago aos empregados domésticos só pode ser (parcialmente) abatido por meio da declaração completa. Segundo representantes do Fisco, um escritório de contabilidade usou dois CPFs de empregadas domésticas em 13 mil declarações no ano passado. Com o uso do eSocial, será mais fácil detectar esse tipo de fraude.