Cidadeverde.com

8 passos para declarar o Imposto de Renda logo na 1ª semana

Veja 8 passos para declarar o Imposto de Renda logo na primeira semana, se livrar da correria de última hora e ainda receber a restituição mais cedo. 

1)    Faça o download programa gerador do IR disponibilizado pela Receita Federal.

2)    Resgate sua declaração do ano anterior – O programa da Receita Federal permite importar os dados preenchidos no ano anterior e o contribuinte pode apenas atualizar algumas informações e registrar transações novas.

3)    Reúna recibos e notas fiscais de despesas médicas e odontológicas - Os documentos devem trazer a razão social da empresa ou o nome do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor. 

4)    Organize os comprovantes de despesas com educação - Se você teve despesas com escola, faculdade, pós-graduação ou ensino técnico, suas ou de dependentes, reúna os documentos que detalham os pagamentos. Gastos com material escolar não entram.

5)   Recolha os comprovantes de aluguel - Quem paga ou recebe aluguéis também deve reunir os documentos relacionados. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos não foram feitos ao proprietário a comprovação junto são os próprios depósitos bancários.

6)    Se você vendeu ou comprou um imóvel, entenda primeiro como declarar a transação - O procedimento é complexo, principalmente para quem nunca fez isso antes. 

7)    Atente-se ao informe de rendimentos do empregador - Deve constar informações sobre rendimentos, contribuições ao INSS, imposto retido na fonte, contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo.

8)    Informes de rendimentos de gestoras e corretoras - Quem fez movimentações por meio de gestoras ou corretoras independentes também recebe o informe de rendimentos contendo o saldo em conta e em cada aplicação, bem como os rendimentos anuais.