Cidadeverde.com

'Cobrança da taxa de bagagem é absurda e criminosa', diz Heráclito

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) pediu aos parlamentares que derrubem a medida da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que autoriza a cobrança por bagagem despachada em viagens aéreas. 

“É um absurdo, uma intenção criminosa das empresas aéreas quererem cobrar bagagem acrescentando ao preço da passagem. Esse projeto não é sério. Ele é criminoso, uma picaretagem. Não existe passagem promocional para o preço da bagagem”, disse Heráclito, ressaltando que o projeto atende “a interesses outros” que precisam ser investigados. 

O parlamentar espera que a Câmara respeite a decisão do Senado e rejeite a proposta. Heráclito também argumenta que comparar a realidade brasileira com a americana não faz sentido já que as empresas que praticam essa medida lá fora são específicas para isso e o consumidor já entra sabendo, tendo a opção de aceitar ou não. 

Vale a partir desta terça-feira (14)

A autorização da ANAC para que as empresas aéreas cobrem valor extra pela bagagem despachada começa a valer a partir de amanhã. As regras serão definidas pelas próprias empresas. Ou sejam quem comprar passagem aérea a partir de amanhã vai ter que ficar atento às tais regras. Quem tiver passagem comprada antes não tem com o que se preocupar - não será cobrado nenhum valor extra. 

Em dezembro, o Senado aprovou um projeto de decreto legislativo que barra a decisão da Agência Nacional da Aviação Civil de autorizar as empresas aéreas a cobrarem pelo despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais. O projeto está agora em análise na Câmara dos Deputados e ainda não foi votado.