Cidadeverde.com

Veja 8 dados que as pessoas mais esquecem ao declarar o Imposto de Renda

Não é difícil esquecer de colocar algum dado obrigatório na Declaração do Imposto de Renda. O problema é a dor de cabeça que isso pode gerar - ter a declaração retida e ser "convidado" a dar explicações à Receita Federal e, o pior de tudo, ainda ter que pagar a multa, juros, etc. 

Veja abaixo as informações obrigatórias que lideram o ranking de esquecimento na hora da Declaração do IR:

- Rendimentos próprios
É comum esquecer de solicitar os enformes de rendimentos dos serviços prestados a pessoas e empresas. 

- Rendimento de dependentes
É fácil lembrar das despesas dos dependentes, mas se eles tiveram qualquer tipo de renda, essa renda terá que ser declarada - mesmo que sejam referentes a bolsas de estágio, que não são tributáveis.

- Mudança de emprego
A pessoa tem que informar o rendimento das empresas em que trabalhou durante o ano, mesmo que tenha saído do grupo, mas é comum esquecer e mandar apenas da empresa atual. 

- Dívidas
Tem que informar o saldo devedor de um imóvel ou veículo que ainda está sendo pago. Imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ou um automóvel ou motocicleta dados como garantia (caso de hipoteca, consórcio, penhor ou alienação fiduciária) devem ser declarados com o valor já pago na ficha Bens e Direitos, e nunca em Dívidas e Ônus Reais, onde deve ser informado o saldo devedor – o que falta para pagar. 

- Valores bancários
O valor presente nas contas têm que constar na declaração. Cada banco utiliza um modelo de informe diferente. Como não há padronização, o risco de o contribuinte esquecer algo é grande.

- Indenizações de ações
É frequente esquecer de informar rendimentos recebidos acumuladamente de ações judiciais, geralmente de ações trabalhistas. 

- Doações
Quando se faz uma doação de bens ou dinheiro a pessoas físicas, mesmo que não haja imposto a pagar, é preciso declarar essa informação à Receita.  As doações são isentas de IR, porém pagam um imposto estadual chamado ITCMD.

- Ganho de capital
Quem vendeu um imóvel ou outro bem de valor por um preço maior do que comprou teve ganho de capital. É preciso pagar imposto sobre esse lucro e informar na declaração.