Cidadeverde.com

Banco permitirá transferir recursos e pagar contas por rede social


Dentro de uma semana, o Banco do Brasil lançará uma ferramenta de envio de dados bancários por meio de códigos QR (desenhos com informações que podem ser lidas por câmeras fotográficas) e de redes sociais, facilitando a divisão de contas em bares e restaurantes.

Batizada de “Pagar ou Receber”, a tecnologia é pioneira e foi desenvolvida no Brasil para dar mais agilidade e segurança a quem precisa transferir recursos para a conta de terceiros. Inicialmente, a ferramenta estará disponível em versão beta (de teste), mas será liberada a todos os correntistas do banco em até 30 dias.

Como funciona

A pessoa que pretende receber o dinheiro entra no aplicativo do banco, informa o valor e a data da transação. O sistema gerará um código QR, que pode ser fotografado por quem vai fazer o pagamento. Basta o destinatário digitar a senha da conta-corrente e confirmar a transferência.

Caso as duas pessoas estejam longe, o recebedor do dinheiro fará o mesmo procedimento. No entanto, em vez de o aplicativo gerar um código QR, gerará um link criptografado (protegido de invasões), que pode ser enviado ao pagante por SMS, aplicativo de mensagens ou redes sociais. Ao abrir o link, a pessoa que fará a transferência novamente digitará a senha e confirmar a operação.