Cidadeverde.com

Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes

A Polícia Federal suspendeu a emissão de novos passaportes a partir das 22h desta terça-feira (27). A justificativa é a "insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF vão continuar funcionando, mas não há previsão para confecção e entrega dos novos passaportes que forem solicitados. Quem solicitou os passaportes até esta terça receberá o documento normalmente.

Nos últimos ano, a PF já vinha fazendo pressão por mais recursos e esta não é a primeira vez que órgão suspende a emissão dos passaportes. Mas é importante frisar que a emissão do documento para quem precisar viajar emergencialmente não foi suspensa. 

Estão inclusos nessa esfera as viagens motivadas por doenças, necessidades de trabalho, ajuda humanitária, interesse da administração pública, catástrofes naturais e conflitos armados. Nesse caso, o solicitante deverá comprovar o motivo da viagem e o documento será entregue em 24 horas, mas só terá validade de um ano.

O custo unitário de um passaporte comum, do tipo azul, é de R$ 257,25. O prazo normal de entrega é de seis dias úteis, mas pode variar dependendo do posto de atendimento.