Cidadeverde.com

Governo deve aumentar impostos dos combustíveis

O governo voltou a estudar a elevação do imposto dos combustíveis - a Cide - cobrado sobre a venda de gasolina e diesel. A medida deve garantir uma arrecadação extra de R$ 3,5 bilhões com o aumento de R$ 0,10 por litro a cada ano. O impacto para esse ano, no entanto, seria de apenas um quarto desse valor, porque a alta só poderia vigorar daqui a três meses.

Apesar da promessa de Temer de que não haveria aumento da carga tributária, o governo decidiu voltar a discutir o aumento de impostos devido às dificuldades de fazer a arrecadação crescer. A medida deverá ajudar a cumprir a meta fiscal deste e do próximo ano. 

A elevação da Cide ainda está sob análise do Ministério da Fazenda e já é uma alternativa desde março, só que o Banco Central era contrário por causa do impacto na inflação. Como a inflação está controlada, a medida ganha mais força - e mais ainda após a denúncia do Ministério Público contra Michel Temer, que deve pesar negativamente sobre a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária.