Cidadeverde.com

Hotelaria: PI é o 3º do NE com menor nº de leitos por habitantes

O Piauí é o terceiro Estado do Nordeste com menos leitos de hotéis para cada 100 mil habitantes, superando apenas o Amapá e o Maranhão. A informação foi revelada na Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016, do IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, divulgada na última quarta-feira (19).

A pesquisa destaca as principais características dos estabelecimentos de hospedagem, fornecendo um quadro atualizado da capacidade do sistema de hospedagem em todo o país. O objetivo principal é quantificar os estabelecimentos existentes e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado hoteleiro, trazendo subsídios para os gestores públicos e permitindo a adoção de políticas voltadas para a melhoria e ampliação do setor. 

Veja as informações relativas ao Piauí:  

1) Piauí apresenta 1,2% dos estabelecimentos hoteleiros do país e 0,9% dos leitos disponíveis. 


2) No Piauí os Hotéis representam cerca de 40% dos estabelecimentos para hospedagem. 

3) Com relação à média de leitos disponíveis para cada 100.000 habitantes, o Piauí (648 leitos) encontra-se em situação desconfortável em relação ao resto do país, pois supera apenas os Estados do Amapá (582 leitos) e do Maranhão (522 leitos). Ao analisarmos a situação de Teresina, verificamos que a situação da capital é bem melhor que a média do Estado, onde verificamos uma média de 957 leitos para cada 100.000 habitantes. No país, o Estado que tem a maior média é Santa Catarina, com 2.125 leitos , o que representa quase duas vezes a média do Brasil.