Cidadeverde.com

Governo prorroga prazo para saque do FGTS inativo


O prazo para saque do FGTS das contas inativas foi prorrogado através de decreto. Os trabalhadores, que teriam somente até a próxima segunda-feira (31) para sacar os valores, agora têm até 31 de dezembro do próximo ano. Mas atenção: essa prorrogação beneficia apenas os trabalhadores que comprovarem impossibilidade de comparecimento pessoal.

Para o governo, essa é uma forma de abranger as pessoas que foram acometidas de enfermidades graves e que não tiveram condições de se apresentaram à Caixa nesse período - ou que estiveram presos, por exemplo. O documento, entretanto, não detalha quais casos serão considerados impedimentos e quais serão os critérios de comprovação.

Valores pagos

Segundo a Caixa Econômica Federal, o montante pago até o dia 19 de julho equivalia a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 83,73% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida.

Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os trabalhadores podem consultar o saldo a receber na página da Caixa. Outra opção é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 20.