Cidadeverde.com

Inflação acumulada já é a menor desde o início do Plano Real

A inflação oficial do país, medida pelo IPCA, cresceu 0,19% no mês de agosto em relação a julho. No acumulado do ano, o índice soma 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrado no mesmo período do ano passado. Com isso, o país apresenta o menor valor acumulado no ano para o mês de agosto desde 1994, quando foi implantado o Plano Real.

Em agosto do ano passado, a variação foi de 0,44%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA desacelerou para 2,46%. Em julho, quando somados os resultados dos 12 meses anteriores, o acumulado era de 2,71%. Com isso, temos a menor variação acumulada para o período de 12 meses desde fevereiro de 1999, quando a inflação somava 2,24%.

Isso significa que o índice, no momento, está abaixo do piso da meta estipulada pelo governo, que é de 3% ao ano.

Os resultados

O resultado da inflação é reflexo dos quatro meses seguidos de queda no preço dos alimentos, que, por sua vez, é reflexo da colheita recorde da safra agrícola. O grupo de alimentos teve queda de 1,07%.

No grupo comunicação (-0,56%), o destaque ficou com as contas de telefone celular que ficaram, em média, 1,57% mais baratas. Já as passagens aéreas, do grupo transportes (1,53%), ficaram 15,16% mais baratas.

Na outra ponta, os preços dos combustíveis subiram, com variação de 6,67% - e foram o maior impacto do mês.