Cidadeverde.com

Prefeitura vai capacitar 60 jovens para trabalho com energia solar


A Secretaria Municipal de Juventude capacitará 60 jovens para trabalharem no segmento de energia solar em Teresina. O projeto, batizado de Solaris, vai ensiná-los a construírem e procederem a manutenção das placas que transformam a energia solar em elétrica. O edital, que deverá ser lançado em breve, prevê inicialmente a formação de duas turmas, cada uma com 30 alunos, com aulas teóricas e práticas. O curso é inédito na capital e permitirá uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos em um mercado que cresce mundialmente. 

"É um mercado que está se expandindo e a intenção é fazer uma capacitação de qualidade para que esses jovens possam ser imediatamente empregados no mercado", destaca o secretário da Semjuv, Zé Filho.
 
As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 29 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos. As aulas devem começar em outubro e, ao final do curso, os jovens apresentarão a placa que construirão utilizando os conhecimentos adquiridos. Essa placa será instalada no prédio do CEU Norte (Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga) para que forneça parte da energia necessária para o funcionamento do prédio. 

A Prefeitura de Teresina pretende passar a utilizar a energia solar em seus prédios administrativos num projeto a médio prazo e já busca alternativas de financiamento. Esse sistema fotovoltaico com a utilização de energia limpa e renovável é benéfica para o meio ambiente e ainda auxiliará na diminuição dos gastos públicos.