Cidadeverde.com

Seminário para qualificar produtores de peixe e camarão começa nesta quinta

Começa hoje (21) o Seminário Piauiense de Aquicultura. O evento tem como objetivo qualificar produtores de peixe e camarão, contribuindo para a profissionalização do ramo, e é realizado pelo Sebrae, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí - Sescoop/PI.  

Pelo menos 80% do público envolvido com piscicultura do Estado, em especial do extremo sul, já estão implementando uma forte área produtiva em barragens e os seminários deverão capacitar ainda mais estes produtores. Essa é a expectativa da coordenação do Sescoop Piauí. 

O Estado ficou em terceiro lugar na produção de camarões, segundo última pesquisa da produção agrícola do IBGE -2105.  O Piauí deteve 1,6% da produção nacional. O tambaqui foi a maior espécie de peixe produzida - 5.727 toneladas, seguido da tilápia com 1.536 toneladas, sendo o terceiro maior produtor de peixes da Região Nordeste, atrás da Bahia e Ceará.

De olho nesse potencial cooperativas da região sul do Estado estão buscando melhorar seus conhecimentos através da participação no Seminário.  A exemplo da Pescoo, com apoio do Sescoop/PI que participará dos minicursos e palestras e tem também um estande de exposição no local. 

Cerca de 350 pessoas foram inscritas para participarem dos minicursos e palestras. Na programação estão disponíveis palestras com diversos especialistas sobre o cultivo do camarão e de peixes, enfatizando a inovação tecnológica como forma de incrementar a produtividade e competitividade, além de promover um intercâmbio de conhecimentos e socialização entre os produtores.