Cidadeverde.com

Concursos públicos federais devem ser retomados em 2019


Novos concursos públicos só devem voltar a serem autorizados pelo governo federal a partir de 2019. É o que diz o assessor do ministro do Planejamento, Arnaldo Lima Júnior. 

Esses novos certames devem servir para preencher vagas que estão sendo abertas com a aposentadoria dos servidores. O governo estima que, até 2027, quase 40% dos servidores públicos do Executivo Federal devem se aposentar - isso representa mais de 215 mil trabalhadores.

Em abril deste ano, o Executivo Federal tinha 585 mil servidores, já contando com os trabalhadores do Banco Central. Somando com os comissionados, o número chega a 635 mil servidores ativos. 

Suspensão
Os novos concursos estão suspensos desde 2016. Desde então, somente foram realizados os certames já autorizados pelo governo federal anteriormente. De janeiro a julho deste ano, foram contratados 7 mil servidores a mais do que o número de desligados. 

2018
A proposta de orçamento para o ano de 2018, já encaminhada ao Legislativo, não traz a previsão de novos concursos públicos, primeiro por causa das restrições impostas pelos rombos nas contas públicas e segundo porque é ano eleitoral e as contratações só podem acontecer até três meses antes do pleito.