Cidadeverde.com

Taxa básica de juros já é a menor da história; presidente comemora

Conforme as expectativas, o Copom decidiu baixar a taxa básica de juros para 7% ao ano. Essa é a décima vez seguida que os juros são cortados, somente no governo atual. A taxa caiu 0,5 ponto percentual.

Com a redução, a Selic atinge o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, anteriormente o nível mais baixo da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

Logo após a reunião de ontem (6), o presidente Michel Temer comemorou a medida do Copom. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Temer relacionou a redução dos juros ao trabalho de seu governo, indicando que “o Brasil está voltando aos trilhos”. 

“Com esses juros fica mais fácil para viver, para trabalhar, para comprar, para morar. Naturalmente, porque isso reduz também os juros de todo o sistema bancário”, declarou.