Cidadeverde.com

Começa a semana de troca de presentes e comércio já comemora alta nas vendas

Começa nesta terça-feira (26) a movimentação nas lojas para a troca de presentes de Natal. Por lei, as lojas físicas não são obrigadas a trocar mercadorias, mas essa "cortesia" das lojas acaba melhorando as vendas e aumentando o faturamento.

Mas, independente do resultado das trocas, o comércio já comemora crescimento nesse Natal - o primeiro após três anos consecutivos de retração. Essa foi também a data comemorativa de 2017 com aumento mais expressivo: 4,72% de alta nas consultas para vendas a prazo entre 18 e 24 de dezembro, que é considerada a semana mais lucrativa do ano no varejo.

Para se ter uma ideia de como foi o ano em relação às datas comemorativas, os percentuais registrados pelo SPC e pela CNDL foram os seguintes: 

- Páscoa (+0,93%)
- Dia das Mães (-5,50%)
- Dia dos Namorados (-9,61%)
- Dia dos Pais (-2,18%)
- Dia das Crianças (+3,00%)

Nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram: -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014).

No Piauí, segundo o Sindicato dos Lojistas, houve queda de 3% no volume de vendas do ano passado. Neste ano, porém, o setor está bem mais otimista. "As vendas foram muito boas e só estamos esperando fechar essa semana para fazermos a comparação com o ano passado, mas já sabemos que crescemos, porque tivemos um fluxo bem maior nesse ano", afirma Tertulino Passos, presidente do Sindlojas. O esperado em novembro era que o Natal apresentasse um crescimento de 6% em comparação a 2016.