Cidadeverde.com

Veja 10 dicas para economizar até 50% na compra de material escolar

Janeiro chega com inúmeros gastos extras pela frente. Um dos maiores gastos pesa diretamente no bolso dos pais: o material escolar. Veja abaixo dicas importantes da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) para economizar de 10% a 50% na hora de fazer as compras:

1 - Pegue a lista repassada pela escola e procure alternativas em casa: elimine itens que "sobraram" da lista do ano passado por não terem sido usados ou por ainda estarem em boas condições, como fardas, brinquedos exigidos, etc.

2 - Se a lista for grande, divida-a em duas. Entre em contato com a escola e questione o que é essencial nos primeiros meses do ano. Os demais itens podem ser comprados no meio do ano, para o segundo semestre.

3 - Após detalhar a lista, pesquise na internet os valores cobrados, dos itens mais básicos aos mais caros, como os livros. 

4 - Tire um dia para comprar o material. No caso de itens simples, como lápis, borrachas e cadernos, opte por lojas de bairro.

5 - No caso de livros, entre em contato com conhecidos ou faça uma consulta com pais de outros alunos. Você pode acabar encontrando um livro em bom estado para ser reutilizado.

6 - Aproveite os grupos criados nas redes sociais que reúnem interessados na troca de itens da lista de material escolar.

7 - Reúna de quatro a cinco pais para negociar com as papelarias a compra dos livros. A loja deve oferecer condições mais vantajosas. 

8 - Reserve uma parte do orçamento para a compra de material escolar. De preferência, pague à vista. Caso contrário, parcele sem juros pelo maior tempo possível.

9 - Não leve o filho para as compras. Ele vai acabar pedindo itens que estão fora do orçamento. E as crianças, geralmente, cansam com a maratona de compras.

10 - Reforce ao seus filhos a importância de manter o material em bom estado, assim servirá para o irmão mais novo ou para um parente no futuro, facilitando as trocas.