Cidadeverde.com

IPTU: 20 mil imóveis de Teresina terão valor corrigido por causa de obras

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


A prefeitura identificou, em Teresina, 20 mil imóveis que sofreram alterações estruturais (reformas e ampliações) e não tiveram o valor do IPTU corrigido. Neste ano, esses valores serão corrigidos pela primeira vez.

O coordenador especial da Receita da Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Alexandre Castelo Branco, alerta que é obrigação do contribuinte informar à prefeitura sobre as alterações. "E todo ano, milhares de distorções aparecem, pessoas reformam seus imóveis, ampliam suas áreas construídas e não informam. Sendo que é obrigação, prevista no Código Tributário Municipal, que o contribuinte deve informar e atualizar as características do seu imóvel", enfatiza.

Os imóveis que terão o valor corrigido represental 6% do total de contribuintes do imposto. As alterações foram constatadas por mapeamento aéreo. Do total, 2.600 terrenos onde foram construídos prédios ainda constavam apenas como terreno sem construção; outros 10.000 imóveis que constavam como uma unidade construída e dentro do mesmo lote foram edificadas mais unidades e não foi informado, além de cerca de 7.000 imóveis que ampliaram a área construída e não informaram a intervenção.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina está na fase de captação de recursos para a última fase do projeto de reestruturação do IPTU, que é um recadastramento in loco de todos os imóveis da cidade, que vai atualizar outros parâmetros de cálculo do IPTU. 

IPTU 2018

Até o final deste mês, os contribuintes irão receber, em suas moradias, o carnê do IPTU 2018. Este ano, 322 mil imóveis são obrigados a fazer o pagamento do imposto. Deste total, 230 mil são de imóveis residenciais. Além disso, 97 mil imóveis estão isentos do pagamento.

A cota única ou a primeira parcela do imposto, que pode ser dividido em até seis vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 10, deve ser paga até o dia 16 de abril. Este ano, o IPTU tem o reajuste de apenas 2,94% - correspondente à correção da inflação.