Cidadeverde.com

IR: das 66 mil declarações entregues no PI, mais de 3 mil caíram na malha fina

A Receita Federal no Piauí recebeu, até o momento, 66 mil declarações do Imposto de Renda. No país todo, mais de 7,8 milhões de declarações já foram feitas.  

No mesmo período do ano passado, haviam sido transmitidas 61.220 declarações no Piauí. Dados que revelam um ritmo de entrega praticamente idêntico ao de 2017, porém é comum os contribuintes piauienses deixarem para enviar suas declarações apenas no último dia do prazo. 

Das 66 mil declarações transmitidas até hoje, 3.139 já estão na malha fina. A Receita Federal espera receber 230 mil declarações neste ano, no Piauí. 

A Receita alerta que para não cair na malha fina é necessário precisão e conferência. "A precisão dos dados informados na declaração é essencial. Qualquer erro no preenchimento, inclusive de centavos, já é motivo de malha fina. Só devem ser declaradas despesas que possam ser comprovadas, e os valores informados pelas fontes pagadoras ou recebedoras devem estar de acordo com os que o contribuinte declarou", diz o órgão. 

O contribuinte também deve acompanhar sua declaração no e-CAC – O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte é um portal eletrônico, acessado via Internet, que funciona de forma similar a um Internet Banking. Os serviços são colocados à disposição com garantia de preservação do sigilo fiscal do contribuinte. Além disso, há validade jurídica nas transações realizadas através do portal.  

Multa

A multa para quem apresentar a Declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.