Cidadeverde.com

Contribuinte pode tirar 2ª via do IPTU em site; prazo termina dia 16

Está chegando a data de vencimento do IPTU 2018 e da taxa de coleta do lixo. Os contribuintes que ainda não receberam seu carnê podem acessá-lo no site da Secretaria Municipal de Finanças (Semf), ou se dirigir às Centrais de Atendimento ao Público (CAP), instaladas no Centro (Rua Álvaro Mendes) e na zona Leste da cidade (Avenida Zequinha Freire).

O pagamento da cota única ou da primeira parcela dos tributos deve ser efetuado até o dia 16 de abril. Os contribuintes estão recebendo um carnê com 14 códigos de barras, sendo sete referentes ao IPTU e sete à taxa de coleta do lixo. Os sete referentes ao IPTU tratam-se de um no valor da cota única, caso o contribuinte opte por pagar o imposto de uma única vez e com desconto de 7%. Já os outros seis códigos só devem ser pagos caso o contribuinte queira parcelar o débito. Da mesma forma, acontece com os boletos da taxa do lixo, com a exceção de que não há desconto no pagamento da cota única. A parcela mínima dos tributos não pode ser inferior a R$ 10,00.

Neste ano 322 mil imóveis são obrigados a fazer o pagamento do IPTU. Deste total, 230 mil são imóveis residenciais. Além disso, 97 mil imóveis estão isentos do pagamento. Já com relação à taxa de coleta do lixo, apenas os imóveis com edificações são obrigados a pagar a taxa, cujo valor varia de acordo com a área construída e com o potencial de geração de resíduos. Para mais informações os contribuintes podem ligar para (86) 3215-7561.