Cidadeverde.com

Quase 3 milhões de pessoas desistiram do plano de saúde nos últimos 3 anos

Os planos de saúde tiveram aumento de 13,5% nos últimos três anos, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS). O percentual é o maior da história.

De 2015 para cá, 2,9 milhões de pessoas desistiram de ter plano de saúde privado por não encontrarem alternativas que caibam no bolso. Há também, nesse grupo de pessoas sem plano, os que estão aplicando o dinheiro em outra coisa, confiando que os gastos com saúde durante o ano não serão tão elevados quanto as parcelas do plano.

Para os especialistas, cortar as despesas com plano de saúde tem que ser uma decisão muito pensada e o ideal é que isso só aconteça quando forem esgotadas todas as alternativas de baixar os gastos com outras coisas, porque o SUS está longe de ter um sistema exemplar de atendimento.

Um estudo recente realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde particular, seja ele individual ou empresarial. O percentual é ainda maior entre as classes C, D e E (77%).