Cidadeverde.com

Juro do cartão de crédito e do cheque especial sobe em março

Foto: Google/Divulgação

Os juros dos cheques especial e do crédito rotativo do cartão de crédito registraram alta em março.

De acordo com o Banco Central, a taxa média do cheque especial passou de 324,1% para 324,7% ao ano. Já o rotativo do cartão de crédito subiu de 332,4% para 334,5% ao ano, de fevereiro para março.

Economistas voltam a enfatizar a importância de não utilizar essas linhas de crédito, caso seja possível aderir a outras modalidades. O cheque especial e o rotativo do cartão seguem sendo as modalidades de crédito mais caras do país.

Juros bancários médios 

O Banco Central informou que houve queda nos juros das instituições com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) em março.

A taxa média total, tanto para pessoa física como para pessoa jurídica, passou de 42,2% ao ano para 41,4% ao ano. O Banco Central também informou que houve queda da inadimplência, que passou de 5% em fevereiro para 4,8% em março. 

Com isso, os spreads bancários também foram reduzidos. No caso das operações com pessoas físicas, o "spread" recuou 0,2 ponto percentual em março, para 49 pontos. Mesmo assim, esse índice ainda é elevado quando comparado à média praticada pelos bancos em outros países.