Cidadeverde.com

Bancos já estão oferecendo a antecipação do 13º

Foto: Divulgação Internet

O ano ainda nem chegou à metade, mas a antecipação do 13º Salário já está sendo oferecida pelos principais bancos brasileiros. Vista por muitos como uma forma de "sair do perrengue", a prática de antecipar o abono natalino não é exatamente vantajosa para os consumidores, por isso é preciso muita cautela.

Quem solicita a antecipação do 13º pega agora o valor com o banco e devolve, com juros, em dezembro. Ou seja, vai pagar mais do que receber. É um empréstimo, no entanto, que pratica juros menores, já que o banco tem a garantia de que o cliente terá como pagar.

Mas, para os especialistas em finanças, a alternativa só deve ser utilizada em caso de necessidade extrema, até porque existe uma lógica para o pagamento do abono natalino: tradicionalmente, você gasta mais no final do ano, seja com as festividades e presentes, seja com material escolar e anuidades. Antecipar esse dinheiro agora significa que você não terá esse dinheiro em dezembro. 

Seria uma boa vantagem, entretanto, se esse dinheiro for usado para pagar dívidas que tenham juros altíssimos, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito - nesse caso, você estaria trocando um débito mais caro por um débito mais barato.