Cidadeverde.com

Candidato de Pernambuco é flagrado com simulado e retirado de sala pela polícia

  • abordagem-ascom-01.jpg Ascom
  • concurso.jpg Ascom
  • abordagem-ascom04.jpg Ascom
  • abordagem-ascom-03.jpg Ascom
  • abordagem-ascom-02.jpg Ascom

 

Atualizada às 11h10

Um candidato de Pernambuco, identificado como Otto Silva Ferreira, 41 anos, foi retirado do local de prova e conduzido pela polícia para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), porque conseguiu entrar com uma prova simulado. Ele foi flagrado dentro de sala por um fiscal do concurso da Polícia Civil. 

Segundo a polícia, a ação é a continuidade da Operação Contenção, deflagrada no último sábado (9) por todas as Delegacias Especializadas, contra fraudes em concursos do Piauí.

De acordo com o responsável pela condução, delegado Luciano Alcântara, a prova não continha as mesmas questões do exame oficial da Nucepe, mas possuía anotações relacionadas ao conteúdo cobrado.

"A Polícia Civil foi acionada e foi constatado que ele estava com a prova da Nucepe que foi entregue e outro caderno de prova. No mesmo momento, a prova foi encaminhada para a coordenação e ele foi conduzido para o Greco sob suspeita de tentar fraudar o concurso", disse o delegado.

O delegado Luciano Alcântara está na sede do Greco para fazer os primeiros procedimentos legais. Otto foi autuado por tentativa de fraude e encaminhado para a Central de Flagrantes.

 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

A primeira prova do concurso da Polícia Civil do Piauí está sendo aplicada na manhã deste domingo (10). O total de 21.356 candidatos foram inscritos e o cargo mais disputado é o de delegado - 133,8 pessoas por vaga.

Neste domingo, estão fazendo prova os concorrentes do cargo de delegado e agente. Já os candidatos para perito farão prova no dia 01 de julho. Serão classificados candidatos em número de três vezes o total de vagas oferecidas e mais os que ficarem empatados na última colocação.

Por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, o concurso só oferece vagas na modalidade cadastro de reservas. São 50 vagas para delegado, 250 vagas para agente e 50 vagas para perito. Os concorrentes classificados serão convocados de acordo com a necessidade do órgão contratante e a disponibilidade financeira do Estado.

O concurso para Delegado é o mais extenso e constará de sete etapas; já o cargo de Agente acontecerá em cinco etapas e o de perito em três.

Esquema anti-fraude

Um forte esquema de segurança foi montado para evitar fraudes no concurso da Polícia Civil do Piauí. De acordo com o delegado-geral da instituição, Riedel Batista, 200 policiais civis farão a segurança no dia do certame. Além disso, recentemente, foi disponibilizado o WhatsApp 86 9 9462 6785 para receber suspeitas de irregularidades no certame.