Cidadeverde.com

Semdec vai fazer pesquisa em empreendimentos do bairro Promorar

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) vai iniciar, nesta sexta-feira (20), uma pesquisa em pequenos empreendimentos do setor de moda e beleza localizados do bairro Promorar, zona sul de Teresina. A pesquisa faz parte do projeto piloto intitulado ‘Empreende Bairro’, para estimular o empreendedorismo social qualificado nas comunidades da capital.

A ideia é mapear todas as atividades econômicas de um bairro, selecionar quais os setores mais fortes, depois realizar uma pesquisa qualitativa; oferecer consultoria gratuita para melhoria dos negócios e estimular a formalização das atividades empreendedoras, além de capacitar os micro e pequenos empreendedores.

Para o primeiro dia de pesquisa do projeto piloto, os pesquisadores da Semdec estarão em campo devidamente identificados, a partir das 8h, e devem percorrer durante toda a manhã e nos próximos dias 100 empreendimentos do bairro, explicando o projeto e realizando a captação de dados específicos. 

Cada pesquisador estará com um questionário preparado para buscar informações sobre escolaridade, qualificação extra, público consumidor, entre outros, desses microempreendedores. Com isso a pesquisa vai traçar o perfil dos empreendedores e dos negócios do setor de moda e beleza que atuam no Promorar.

Reduzir desemprego e informalidade

Segundo o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, o Empreende Bairro tem como finalidade ser mais um elemento para tentar reduzir o nível de desemprego e informalidade em Teresina através do investimento em pequenos negócios. “Nossa ideia é que consigamos estimular os negócios do bairro através de um consultoria personalizada, de uma capacitação desses empreendedores. Acredito que auxiliando esses pequenos negócios criaremos um ambiente propício para tirar o  pequeno empreendedor da informalidade, desencadeando assim a geração de emprego e renda. Vamos realizar uma pesquisa, oferecer consultoria gratuita e fechar a atividade no bairro com um evento na praça”, finalizou.