Cidadeverde.com

47% dos brasileiros só compram em loja física após pesquisa na web

Foto: Portal 6


O consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela CNDL e pelo SPC Brasil mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física. 

Nesses casos:

- 38% buscam informações sobre preços (38%)
- 22% buscam detalhes e características daquilo que pretendem adquirir 
- 10% querem também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra 

Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

Itens mais pesquisados

Os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são:

- eletrodomésticos (58%)
- smartphones (56%)
- eletrônicos (51%)
- roupas e acessórios (32%) 
- cosméticos e perfumes (30%)

Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.

Visita à loja física

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. Um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).