Cidadeverde.com

Coach dá dicas de como aumentar renda e controlar gastos

Foto: Instagram @viniciussouzacoachfinanceiro

O coach Vinícius Souza, do site Meu Salto Financeiro, está em Teresina para ministrar um curso específico sobre como aumentar a renda. Em entrevista à Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, o empreendedor deu dicas de como conseguir aumentar os recursos mesmo trabalhando o dia todo como assalariado. 

"Para aumentar a renda é preciso três coisas: comportamentos, motivos e caminhos. A maioria das pessoas não tem o comportamento certo para aumentar a renda ou não tem motivos claros, não sabem por que precisam de mais dinheiro. Aliados esses dois pontos, o próximo passo é mostrar os caminhos. Entender por onde é preciso percorrer para conseguir aumentar a renda", explica o coach. 

Entre os caminhos para aumentar a renda, Vinícius destaca as vendas online. "Seja lá qual for o produto ou serviço, as vendas pela internet são práticas e podem ser feitas em um momento em que você não esteja no trabalho, por exemplo. Não vai tomar muito seu tempo. Ou seja, o tempo não precisa ser impedimento. Sabemos que é cansativo trabalhar o dia todo e ainda pensar em alcançar novas rendas, mas é muito importante porque acelera as coisas, você ganha dinheiro mais rápido", acrescenta, afirmando que há 11 caminhos para chegar aos resultados pretendidos. 

Outro ponto importante citado pelo especialista é investir. "Os investimentos são um dos braços da prosperidade financeira. Não tem como prosperar sem investir, mas a maioria da população só pensa em poupança e a poupança quase não é considerada um investimento porque quase sempre está abaixo da inflação e ao invés de ganhar, você está pendendo poder de compra. Então, o primeiro passo para quem vai começar a investir é buscar uma opção acima da inflação. Hoje todo mundo consegue investir, tem títulos do Tesouro Direto, por exemplo, que você só precisa aplicar R$ 30. Essa é a primeira dica", aconselha.

Mudar depende de você

Diante de milhões de brasileiros inadimplentes e da lenta recuperação da economia, o coach Vinícius Souza reconhece que os fatores externos influenciam a situação financeira das pessoas, mas estão fora do controle delas, portanto, segundo ele, o primeiro passo para mudar de vida é focar no que é possível mudar "por dentro".

"É preciso se perguntar: como posso criar novas rendas? Como posso aumentar minha renda atual? Como posso controlar melhor o dinheiro? É preciso ter clareza dos gastos, saber o que entra e o que sai. Isso parece muito básico, mas a grande maioria da população não tem noção disso, não sabe como gasta o próprio dinheiro", alerta.

Depois de entender o básico, a dica é dividir o dinheiro, fazendo cotas para as despesas fixas, o lazer e, claro, para os investimentos. "O ideal é fazer um controle diário. O que acontece muito quando não se faz um controle é sair e acabar aproveitando uma liquidação, comprando coisas que não são necessárias", alfineta.