Cidadeverde.com

Veja 5 formas de ensinar as crianças a lidar com dinheiro

Foto: Divulgação/internet


Aquela história de que mexer com dinheiro é coisa para adultos está ficando para trás. Escolas em todo o país já incluíram em suas grades curriculares disciplinas que envolvem educação financeira para crianças e adolescentes. É que o brasileiro percebeu - especialmente com a amarga crise econômica - que é preciso, sim, saber lidar com dinheiro nas mais variadas situações.

Veja abaixo 5 conselhos de especialistas sobre como ensinar as crianças sobre finanças e sobre a necessidade de poupar:

1) Dê dinheiro ao seu filho
O melhor jeito de ensinar uma criança a lidar com dinheiro é dar a ela, para que ela possa administrar. Os especialistas defendem uma “semanada”, entre R$ 5 e R$ 10, conforme a idade da criança. Você pode estipular o valor a partir do que ela já gasta com lanches, diversão e compras.

2) Mostre os gastos
Ensinar os filhos a lidar com dinheiro é tão importante quanto ensiná-los a ler. A educação financeira é fundamental para que eles compreendam que o dinheiro é parte integrante da nossa vida, que é preciso poupar, fazer escolhas e que o consumismo pode trazer problemas de caixa.

4) Poupe nas compras e ensine a criança a fazer o mesmo
Não adianta ensinar a criança a poupar se você não faz o mesmo. Crianças aprendem pelo exemplo e levá-los às compras é uma boa forma de mostrar a elas o valor das coisas. Indique marcas mais baratas e mostre o aumento dos preços ao longo do tempo.

5) Cuide do seu futuro
De nada adianta um enorme sacrifício financeiro para deixar uma reserva para os filhos se os pais dependerem deles no futuro. Cuide da sua aposentadoria para manter sua independência e manter a reserva das crianças intocada.