Cidadeverde.com

BC reduz previsão de crescimento do PIB de 2018 para 1,4%

Foto: Divulgação/internet

O Banco Central reduziu de 1,6% para 1,4% a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2018. A estimativa consta do relatório trimestral de inflação, divulgado nesta quinta-feira (27).

Histórico

É a terceira vez que a expectativa de crescimento da economia brasileira é revisada. Em setembro do ano passado, o BC estimou uma alta de 2,2% para o PIB deste ano, valor que subiu para 2,6% em dezembro de 2017 e que recuou para 1,6% em junho passado.

Na justificativa para o recuo ainda pesa a greve dos caminhoneiros que aconteceu em maio. "A revisão reflete a incorporação dos resultados do PIB no segundo trimestre e o arrefecimento na atividade econômica após a paralisação no setor de transporte de cargas, ocorrida em maio", informou o Banco Central.No ano passado, depois de dois anos de recessão, a economia brasileira registrou uma expansão de 1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estimativas

A previsão do BC está abaixo da estimativa oficial do governo e pouco acima da estimativa do mercado financeiro. Na semana passada, o governo manteve em 1,6% a estimativa de alta do PIB de 2018. Já o mercado estima que o crescimento será de 1,35% nesse ano. A instituição também divulgou, pela primeira vez, sua previsão para o crescimento do PIB de 2019. A estimativa do BC é de que a economia vai acelerar no próximo ano, com uma taxa de expansão de 2,4%.