Cidadeverde.com

Lotex será leiloada em novembro; prazo para propostas está aberto

Foto: reprodução/internet


O leilão da Lotex - Loteria Instantânea Exclusiva, chamada de “Raspadinha” - está marcado para o dia 29 de novembro. O certame será realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Bolsa de Valores de São Paulo. 

Pelo novo edital, publicado nesta quinta-feira (27), a partir de hoje está aberto o período para apresentação de propostas. Vencerá aquele que apresentar proposta acima do piso de R$ 156 milhões.
 
O concessionário deverá fazer três pagamentos de R$ 162 milhões em até 12, 24 e 36 meses, a partir da assinatura do contrato. Segundo o BNDES, os valores das parcelas serão atualizados pelo IPCA. O período de concessão será de 15 anos, contando o tempo necessário para a estruturação do negócio.

De acordo com a assessoria do BNDES, podem participar do leilão empresas com comprovada experiência no mercado de loterias instantâneas, com operações em patamares compatíveis com os projetados para a Lotex.

As loterias são fontes de recursos para a União. Medidas provisórias recentes definiram os percentuais de arrecadação destinados aos beneficiários legais: 15% serão aplicados no Fundo Nacional de Segurança Pública, o Ministério dos Esportes ficará com 0,9%, o Fundo Nacional de Cultura com 0,4% e a seguridade social com 0,4%.

No Brasil atualmente há ainda os seguintes tipos de loteria no âmbito federal: a de sorteio (Mega-Sena, Lotofácil, Lotomania, Dupla-Sena, Timemania e Quina), a de números (Loteria Federal) e a de prognósticos esportivos (Loteca e Lotogol). Na "Raspadinha", o  apostador sabe, na hora em que raspa o cartão, se ganhou algum prêmio.