Cidadeverde.com

Confira 5 aplicativos que ajudam na hora de organizar o orçamento

Pesquisa realizada pelo SPC Brasil revelou que um terço dos consumidores brasileiros que usam cartão de crédito não tem ideia do valor da fatura. Além disso, 25% dos usuários não pagam a fatura por completo, assumindo assim exorbitantes taxas de juros. 

Essa falta de atenção aos gastos e ao orçamento familiar está diretamente relacionada aos altos índices de inadimplência do país, que fechou o mês de setembro com 62,4 milhões de brasileiros com o nome negativado em algum serviço de proteção ao crédito.

Organizar as próprias contas é o primeiro passo para a saúde financeira, mas parece que poucos brasileiros se dão conta disso. Cuidar do dinheiro não é uma tarefa fácil. A quantidade de gastos que temos todos os dias pode fugir do controle em alguns momentos e, quando percebemos, o saldo já está próximo do zero. 

Mas o que fazer para otimizar esse controle do orçamento e evitar sustos ao próprio bolso? Uma dica bem legal é a utilização de aplicativos especializados nesse tipo de atividade. Através deles é possível anotar o quanto você recebe de receita, as despesas feitas no dia a dia, as despesas previstas para os meses seguintes, é possível planejar gastos como uma viagem de férias, a compra do carro novo, e, claro, saber exatamente quanto será a fatura do cartão de crédito. 

Vamos listar agora aplicativos muito bem avaliados pelos brasileiros:

O Money Wise, o Finanças Pessoais e o Yupee, estão disponíveis apenas para o sistema Android, mas são uma mão na roda para quem está iniciando porque são ferramentas extremamente simplificadas. Já o Minhas Economias e o Guia Bolso, estão disponíveis em IOS e também são ótimas ferramentas para organizar as receitas e despesas com qualidade e clareza. 

Uma grande vantagem desses aplicativos são os gráficos elaborados. A partir deles, você pode verificar onde está gastando mais, se é com alimentação, transporte ou moradia, por exemplo, e assim pode estudar cortes de despesas desnecessárias.