Cidadeverde.com

Dia Mundial da Poupança: 3 passos para conseguir poupar

Fonte:Arquivo/Agência Brasil


Hoje não é só Dia das Bruxas: 31 de outubro é também o Dia Mundial da Poupança - um hábito que ainda não é muito comum no Brasil, mas que pode ser a salvação de muitas famílias em tempos difíceis.

Segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil, em agosto apenas 16% dos entrevistados conseguiram guardar algum dinheiro, enquanto 40% tiveram de sacar parte de seus recursos para poder pagar as contas.

O consumo exagerado é visto como o principal problema dos brasileiros. Essa "mania" leva ao endividamento, acúmulo de créditos e, consequentemente, ao descontrole financeiro. 

E, quando esse descontrole acontece, ter "de onde tirar" evita que as famílias se desestruturem. Está exatamente aí a importância da poupança, mas 2/3 dos brasileiros sequer têm qualquer tipo de poupança. 

O Dia Mundial da Poupança foi criado para conscientizar a população global sobre a importância de preservar recursos para o futuro.

Em comemoração à data, veja 3 passos importantes para conseguir poupar:

1 - estabelecer um sonho ou um objetivo de vida. O maior segredo é estabelecer esse objetivo e começar a fazer um diagnóstico financeiro de vida. Começar a pegar aquele recurso, separar a parte dele para poupar no início, porque se deixar para o final do mês, vai faltar recurso.

2 - Conversar com a família em relação ao sonho coletivo é um segundo passo também importante. As pessoas devem colocar todos os objetivos no papel. Tem que ser disciplinado. A disciplina de seguir todo esse processo leva ao sucesso.

3 - As pessoas devem estabelecer prazos e aprender a gastar e a economizar. Esse é um processo diário, tem que usar os recursos em algo efetivamente necessário, e não supérfluo.