Cidadeverde.com

Contas de água têm reajuste e ficam 7,31% mais caras em Teresina

Foto: Divulgação/Cesan


As contas de água ficarão mais caras em Teresina a partir de hoje. Foi publicado ontem, no Diário Oficial do Município (DOM), o reajuste de 7,31% nas tarifas de água e esgoto. 

O aumento corresponde ao ano de 2018 e deveria ocorrer em 28 de junho, mas foi adiado. O reajuste é exclusivo para a zona urbana de Teresina.

Segundo consta no DOM, Para o cálculo do reajuste, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete) levou em consideração as tabelas de preços da Eletrobras, as publicações da FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) e a inflação medida pelo IPCA. 

A Arsete citou, como justificativa, que o objetivo do aumento é gerar recursos necessários para a recuperação dos custos, realização de investimentos e cumprimento das metas e dos serviços, além de garantir o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

O documento diz ainda que a resolução entra em vigor na data da publicação, mas tem efeitos retroativos para fins revisionais. Ou seja, deverá haver outro reajuste no dia 28 de junho do ano que vem. Veja como ficam os valores: