Cidadeverde.com

Pesquisa: 1/3 dos trabalhadores pouparão ou investirão o 13º

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Quase um terço dos brasileiros que receberão 13º Salário vai poupar ou investir os valores. Os dados foram extraídos da última pesquisa do SPC e da CNDL. Na lista dos principais destinos também está comprar presentes de natal - dois em cada 10 trabalhadores têm essa intenção.

O recebimento do décimo terceiro salário também é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira. De acordo com a pesquisa, 17% dos trabalhadores pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas que estão em atraso.

Há ainda 16% que vão gastar o recurso durante as festividades de Natal e Ano Novo e 13% que vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz. Outra alternativa que aparece com menos força (11%) é guardar o dinheiro extra para cobrir tributos e impostos típicos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo.

Mas antes de decidir como usar a gratificação natalina, é importante fazer uma análise para identificar as necessidades mais urgentes. 

“O dinheiro deveria ser primeiramente pensado para pagar dívidas atrasadas, empréstimos ou para investir. Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema. Caso exista mais de uma, o ideal é escolher aquela que está atrasada ou optar pela que possui o valor com juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, afirma o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Ele ainda alerta que é importante considerar os gastos que costumam aparecer no começo do ano, como o IPTU, as mensalidades escolares e o IPVA, por exemplo.