Cidadeverde.com

Promoções garantem otimismo do comércio em janeiro

Foto: Marcos Santos / USP / Fotos públicas

As promoções de início de ano, eficazes para renovar os estoques, movimentam de forma significativa o comércio. A todo instante o consumidor se depara com anúncios de descontos que vão de 10% a 70%.

A tradição de baixar os preços em janeiro faz até muitos consumidores segurarem um pouco o bolso no Natal para aproveitar esse momento. Em Teresina, os lojistas estão bastante otimistas diante dos resultados dos primeiros dias, até porque, além das propagandas, o cliente é atraído às lojas também para trocar os presentes que não serviram bem ou não agradaram.

“Todo ano em janeiro tem várias liquidações que são preparadas pelos lojistas. São grandes promoções oferecidas aos clientes que vão desde confecções até eletrodomésticos com percentuais de descontos bastante atrativos para os consumidores”, afirma Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI).

Segundo o presidente, a expectativa é de que o movimento no comércio seja acima das projeções.

Promoções devem continuar 

Em consequência da grande movimentação de janeiro, os meses seguintes (fevereiro e março) apresentam queda no comércio, mas nada que diminua o sentimento de otimismo dos empresários. 

De acordo com Tertulino, o setor tem como estratégia continuar com as promoções. “Esse ano a nossa tática para aumentar o número de vendas são grandes campanhas de vendas através das promoções com descontos e prazos diferenciados para os clientes. Todos nós estamos otimistas que a crise econômica ficou para trás e que, ao longo de 2019, será só crescimento. O dólar está caindo e as vendas aumentando, e esses fatores animam os lojistas para que possam estar abrindo novos postos de trabalho e novas lojas”, enfatiza.