Cidadeverde.com

Seguro-desemprego já pode ser 100% resolvido pela internet

Foto: Pedro Ventura / Agência Brasil

O trabalhador brasileiro já pode, desde dezembro, solicitar o seguro-desemprego totalmente pela internet (clique aqui). A iniciativa é do Ministério do Trabalho e tem como objetivo garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade.

Em 2016, o Ministério do Trabalho solicitou apoio à Dataprev para desenvolver o Portal Emprega Brasil, com novos serviços e com o principal objetivo de melhorar o autoatendimento para o trabalhador. “O seguro-desemprego 100% web faz parte do mesmo projeto. É um novo modelo de atendimento, com o uso de inteligência para evitar riscos e garantir a segurança de todo o processo”’, ressaltou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães.

O prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

Desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver nenhuma pendência, ele consegue efetuar todo o processo de casa, de forma segura e ágil.