Cidadeverde.com

Copom: reunião para discutir a Selic começa nesta terça

Foto: Marcelo Camargo / Fotos Públicas


A primeira reunião do ano para analisar a Taxa Selic terá início nesta terça-feira (5). A expectativa do mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mantenha os juros básicos da economia brasileira em 6,5% ao ano.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia da reunião, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, definem a Selic.

A manutenção da Selic no atual patamar, como prevê o mercado financeiro, indica que o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Entretanto, as taxas de juros do crédito não caem na mesma proporção da Selic. Segundo o BC, isso acontece porque a Selic é apenas uma parte do custo do crédito.