Cidadeverde.com

Sebrae realiza oficina de adereços carnavalescos com biojoias

Foto: Misael Martins / Sebrae

Será realizada na próxima terça-feira (19) uma oficina de adereços carnavalescos com biojoias. O evento é realizado pelo Sebrae e pelo Sescoop e acontecerá na Loja Brasil Original, a partir das 10h.

“Pensamos essa loja como forma de dar visibilidade ao fazer artesanal, valorizando todos os envolvidos nessa atividade e gerando renda para as famílias. Na Brasil Original, é possível encontrar produtos de várias partes do Estado. São peças com design diferenciado e alto valor agregado”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

As peças, que somam mais de 1,5 mil modelos, são de artesãos individuais, cooperativas e associações de vários municípios do Estado, a exemplo de Parnaíba, Teresina, Luís Correia, Ilha Grande, Buriti do Lopes, Pedro II, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Floriano, Água Branca, Nazária, Oeiras, Ipiranga do Piauí, Jaicós e Batalha.

O projeto

A execução do Brasil Original iniciou em 2015, tendo como objetivo reposicionar o artesanato perante o mercado. Foram realizadas ações de capacitação, além de consultorias especializadas, o que contribuiu para a melhoria da qualidade das peças. A maioria dos produtos foi concebida sob o olhar atento de designers renomados, que trabalharam focados na iconografia local e na identidade cultural do Estado, valorizando o fazer manual. Os designers que atuaram junto aos grupos produtivos do Piauí foram: Renato Imbroisi, Fabíola Bergamo, Virgínia Scotti, Ana Kátia Ferreira. Ana Luíza Lo Pumo, Joana Darc, José Feitosa, Marcelo Rosenbaum e Áureo Tupinambá. A curadoria das peças foi executada pela artista plástica Kalina Rameiro.