Cidadeverde.com

Setor de Serviços registra retração de 3% no Piauí em 2018

Foto: Pixabay / download gratuito

O volume do setor de serviços fechou 2018 com uma queda de 3% no Piauí. No Brasil, a queda foi menor, de 0,1%, e representou o quarto ano de retração do setor, que acumula uma perda de 11,1% no período.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No Piauí, se compararmos dezembro  com novembro de 2018, no entanto, foi registrada uma alta de 2,6%. Em nível nacional, essa alta foi de apenas 0,2%. 

Receita Nominal

Já receita nominal do setor de serviços no Piauí fechou o ano com uma queda de 0,3%. Mas, comparando dezembro com novembro, a receita registrou alta de 1,7%. Nacionalmente, a receita registrou alta de 2,7% no ano e de 0,8% na comparação com o mês anterior.

Mais empregos

Apesar da queda no volume de vendas, o setor de Serviços foi o que apresentou melhor resultado quanto ao saldo de empregos em 2018 no Piauí. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor empregou 2.613 trabalhadores a mais do que demitiu, no ano passado. As informações foram divulgadas em janeiro (clique aqui para ver mais).