Cidadeverde.com

Projetos de exploração mineral no PI devem atrair R$ 17 bilhões

Foto: Jorge Bastos / CCOM

Representantes da empresa B&BIZ apresentaram ao governador Wellington Dias (PT), na segunda-feira (25), projetos estruturantes e desenvolvimentistas para a exploração de minérios e gás no Piauí. Os investimentos a serem atraídos são da ordem de R$ 17 bilhões. 

O projeto inclui a conclusão da Transnordestina, que é essencial para o andamento das ações, pois com a ferrovia concluída, o custo com transporte dos minérios será reduzido, aumentando a competitividade do Estado e também a abrangência do mercado.

“Do ponto de vista do Estado, a gente vai buscar a questão dos incentivos fiscais e, quando o projeto estiver pronto, também o licenciamento ambiental. Também nos cabe acompanhar, em nível de governo federal, o principal elemento que é a logística da implantação da Transnordestina”, declara o governador.

Próximo passo

Para o representante da B&BIZ, Miguel Bentez, a iniciativa reforça o trabalho de mineração já iniciado na região sul piauiense. "É um projeto de Estado ancorado por uma siderúrgica que é associada com infraestrutura e logística, desenvolvendo minerações locais", destaca Bentez.

O próximo passo para a implantação do projeto é viabilizar um termo de compromisso, concomitante a uma análise das alternativas. 

Segundo os representantes da B&BIZ, a empresa trabalha com estruturação e gerenciamento dos projetos, bem como com a prospecção de investidores estrangeiros, onde querem realizar workshows pelo mundo.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), representada pelo diretor, Sérgio Bayas, também presente à audiência, manifestou interesse nesses investimentos e solicitou um encontro do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China, Charles Tang, com o governador Wellington Dias para que um desses primeiros roadshows seja realizado na China.