Cidadeverde.com

Quem não pagou IPTU no prazo terá que imprimir outro boleto

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Os contribuintes que não pagaram o IPTU e a taxa de coleta do lixo dentro do prazo de vencimento, encerrado em 29 de março, devem recalcular o débito e desconsiderar o carnê enviado ao seu imóvel. Agora, o novo carnê só pode ser impresso no Portal do Contribuinte ou diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público (CAPs).

Passo a passo

Para recalcular o boleto online o contribuinte deve acessar o site http://portal.teresina.pi.gov.br e, no lado esquerdo da página principal, colocar o cursor na aba “Serviços” e clicar na opção “Emitir Guia IPTU/TCRD-Taxa de Lixo”. 

Após o clique, o contribuinte será redirecionado para uma página onde terá que preencher os dados do imóvel. A nova data de vencimento será a mesma do dia da emissão do novo boleto.

Pagamento incompleto

Caso o contribuinte pague o carnê antigo, não será realizada a quitação integral do débito, pois depois do vencimento há a incidência de juros e multas. Ou seja, o contribuinte ficará com pendências junto ao Fisco municipal.

Quem não pagar, será cobrado por cartas e call center e terá o nome inscrito na dívida ativa, com possível execução judicial, podendo ainda ser inscrito no Serasa.  
 
Em caso de empresas, elas ainda ficam impedidas de contratar com o poder público, porque não terão acesso a uma certidão negativa de débitos.