Cidadeverde.com

PMT firma termo com agência francesa para ações de sustentabilidade

Foto: Rômulo Piauilino / Ascom


O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento assinaram na manhã de ontem (3), no Palácio da Cidade, um termo de cooperação para uma parceria de longo prazo entre a agência e a prefeitura da capital piauiense, para enfrentar questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. 

Entre os projetos está o Observatório da Mobilidade, que será utilizado para armazenar de forma segura, utilizando a tecnologia Blockchain, os dados relativos ao transporte público, que serão disponibilizados para a população. A iniciativa foi selecionada pela AFD para receber um financiamento de 500 mil Euros.

Como funciona a parceria

A Agência Francesa vai fornecer, em um primeiro momento, capacitação técnica para servidores da prefeitura de Teresina, compartilhando a experiência que tem em projetos de sustentabilidade em mais de 100 países. 

A missão do órgão internacional é liderada pelo Diretor-Geral adjunto da AFD, Philippe Bauduin, que explicou os motivos que fizeram a agência de fomento se interessar em estabelecer parcerias com a Prefeitura de Teresina. 

“Para nós não é uma aposta. Acreditamos que a AFD compartilha com a cidade de Teresina muitas coisas em comum, como por exemplo a forma de ver o desenvolvimento urbano”, explica o diretor.