Cidadeverde.com

CDL: mais medidas são necessárias para ampliar o crédito

Foto: Wilson Filho / Arquivo / Cidadeverde.com

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme, comemorou a sanção da Lei que automatiza o Cadastro Positivo.

“Muito importante cada passo que se dá no caminho de facilitar o crédito e reduzir o custo desse crédito. O Cadastro Positivo vem ao encontro dessas aspirações, de reduzir o valor do crédito e ampliar a oferta desse crédito, principalmente privilegiando as pessoas que tratam suas contas com maior rigor e não fazem história de inadimplência", declarou Cosme. 

Ele disse ainda que as pessoas que trabalham no varejo, no financeiro, nas atividades que demandam crédito e que honram em dia os seus compromissos, passam a ter mais um mecanismo para redução dos juros e para ampliação do crédito.

Cosme, no entanto, enfatizou que outras medidas são necessárias para que a ampliação do crédito se consolide. “Essa medida isolada é pouco, precisamos de outras medidas, precisamos de juros civilizados. Precisamos de crédito mais abundante. Não há um economista responsável pelo setor produtivo que nesse momento não reconheça a extrema necessidade de se ampliar o crédito e reduzir os juros. Portanto, a gente recebe como atitude importante para a melhoria do ambiente de negócio, mas ainda insuficiente para atingirmos o que queremos, um juro mais barato e um crédito mais abundante”, ressaltou o presidente da CDL.

Como funciona o cadastro positivo
Com a sanção, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passam a fazer parte automaticamente do cadastro. Ele consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras.

Mesmo com a inscrição automática, a proteção dos dados e o sigilo bancário seguem preservados, respeitando o Código de Defesa do Consumidor. E caso o consumidor não deseje permanecer no Cadastro Positivo, pode ser solicitado a exclusão das informações, que é feito de forma gratuita.