Cidadeverde.com

7 em cada 10 consumidores devem ir às compras na Páscoa

Foto: Ravena Rosa / Agência Brasil


Estima-se que 113,2 milhões de pessoas gastem com a compra de presentes e chocolates durante a Páscoa deste ano. Isso significa que 7 em cada 10 consumidores (72%) devem ir às compras. 

A sondagem da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 43% irão adquirir a mesma quantidade de produtos do ano passado, 41% pretendem comprar mais e 11% menos.

Um comportamento observado pela pesquisa revela que o brasileiro busca manter alguns hábitos de consumo adquiridos durante a crise. 

A maioria (86%) dos consumidores disse que pretende pesquisar preços antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos para fazer essa comparação são supermercados (73%), internet (48%) e lojas em shoppings (40%).

Os principais presenteados serão os filhos (59%), os cônjuges (42%), a mãe (41%) e os sobrinhos (33%). Já 27% vão presentear a si próprios. 

Forma de pagamento

Questionados sobre a forma como planejam pagar suas compras de Páscoa, 78% disseram que farão à vista, seja em dinheiro (66%) ou no débito (28%).

Outros 43% irão pagar a prazo, sendo que 20% usarão o cartão de crédito em parcela única, enquanto 23% preferem o cartão de crédito parcelado, em uma média de 4 prestações.

Ao escolher o local de compras, as pessoas estão em busca de:

- melhores preços (51%)
- qualidade dos produtos (48%)
- promoções e descontos (42%)
- diversidade de produtos (29%)

Entre os principais locais pretendidos para as compras estão supermercados (62%), grandes varejistas (45%) e lojas especializadas em chocolates (40%).

Produtos mais cobiçados

- Ovos de Páscoa: 79%
- Bombons e barras de chocolate: 71%
- Chocolates artesanais: 48%

O gasto médio por pessoa será de R$ 46,80.