Cidadeverde.com

Setor de Serviços do Piauí sofre a segunda queda do ano

Foto: Pixabay / reprodução gratuita


O setor de Serviços do Piauí registrou 0,7% de queda entre janeiro e fevereiro deste ano. Essa é a segunda queda consecutiva, visto que de janeiro para dezembro, o Estado havia registrado queda de 3,6%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, a queda foi maior, de 2,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é -1,7%.

A receita nominal do setor seguiu a mesma linha: caiu pela segunda vez consecutiva, mas dessa vez, o número foi mais ameno. Em janeiro havia caído 3,2% e em fevereiro caiu 0,4%.

Na variação fevereiro de 2019 com o do ano anterior, a queda foi de 1,7%. Apesar dos recentes resultados negativos, no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo permanece positivo, em 0,6%.

Dados nacionais

Em fevereiro de 2019, o volume de serviços no Brasil teve variação negativa (-0,4%) frente ao mês anterior. Com isso, o setor acumula nos dois primeiros meses do ano uma perda de 0,9% e elimina a expansão observada em dezembro de 2018 (0,8%). 

No confronto com fevereiro de 2018, o volume de serviços cresceu 3,8%, sétima taxa positiva seguida nesse tipo de comparação e o resultado mais elevado desde fevereiro de 2014 (7,0%).