Cidadeverde.com

Brasil tem 160 mil vagas de TI ociosas por falta de qualificação

 

O Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, mas tem também 160 mil vagas ociosas na área de Tecnologia da Informação por falta de mão de obra qualificada. 

A estimativa nacional contradiz a realidade brasileira: a população daqui gasta 9h por dia nas redes sociais. É o terceiro país do mundo quanto ao uso do Facebook e o 2º quanto ao uso do Instagram.

Mais de 80% dos jovens entre 18 e 35 anos usam a internet com frequência e, mesmo assim, falta profissionais capacitados na área.

No Piauí, a realidade não é diferente. O professor de Análise de Sistemas do IFPI, Ricardo Ramos, explica que o curso é muito prático e voltado para o mercado de trabalho, por isso há facilidade em encontrar empregos.

Mas o professor Wilson Filho ressalta que os salários pagos no Piauí são muito inferiores aos dos outros Estados: "Aqui existe o esteriótipo, os profissionais são conhecidos como 'o menino da informática', o 'menino da internet'. E depois querem que esse menino também conserte o ar condicionado e dê uma olhada no sistema de câmeras", lamenta.